Regras de etiqueta Islâmica ao encontrar-se e promover a saudação Islâmica

Associação Ahmadia do Islão em Portugal
By Associação Ahmadia do Islão em Portugal Junho 2, 2015 20:08

Regras de etiqueta Islâmica ao encontrar-se e promover a saudação Islâmica

REGRAS DE ETIQUETA ISLÂMICA AO ENCONTRAR-SE E PROMOVER A SAUDAÇÃO ISLÂMICA

Tradução Por: Fazal Ahmad Majoka – Missionário da Associação Ahmadia do Islão em Portugal

Hadrat Abdullah Bin Umarra relata que o Sagrado Profetasaw disse: “Quando uma pessoa nobre de qualquer povo vier visitá-los devem honrá-lo de acordo com a posição dele”.

Hadrat Abdullah Bin Umarra relata que o Sagrado Profetasaw disse: “Encontrar-se ocasionalmente, após algum tempo ou às vezes, faz o amor aumentar”. (i.é. encontrar-se diariamente faz o amor reduzir).

Hadrat Abdullah Bin Salamra relata que ele oviu o Sagrado Profetasaw dizer: “Ó pessoas! Promovam سلام  ; a saudação Islâmica, forneçam alimentos às pessoas carentes, tratem os parentes amávelmente, rezem quando as pessoas estejam a dormir. Se vocês fizerem isso, entrarão com paz no paraíso”.

Hadrat Abdullah Bin Umr Bin Al-Aasra relata que veio uma pessoa ao Sagrado Profetasaw e perguntou-o: Qual dos méritos é superior no Islão? Ele (o Profetasaw) comentou: “Fornecer alimentos e cumprimentar alguém, quer conheça quer não conheça”.

Hadrat Imran Bin Hussainra relata que: Uma pessoa veio ao Sagrado Profetasaw e disse السلام علیکم , o Profetasaw respondeu-lhe. Quando ele se sentou, o Sagrado Profetasaw disse: “recompensa dele é dez vezes maior”. E depois disso veio uma outra pessoa e disse السلام علیکم ورحمۃ اللہ , o Profetasaw respondeu-lhe. Quando ele se sentou, o Sagrado Profetasaw disse: “recompensa dele é vinte vezes maior”. E depois disso veio uma outra pessoa e disse السلام علیکم ورحمۃ اللہ وبرکاتہ  , o Profetasaw respondeu-lhe com mesmas palavras, quando ele se sentou, o Sagrado Profetasaw disse: “recompensa dele é trinta vezes maior”.

Hadrat Anas Bin Malikra relata que o Sagrado Profetasaw disse-lhe: “Ó filho meu! Quando fores para casa deves cumprimentar a tua família. Ao fazer isso, receberás as bênçãos assim como tua família”.

Hadrat Abu Hurairara relata que o Sagrado Profetasaw disse: “Uma pessoa montada deve cumprimentar aquele que anda a pé e aquele que anda a pé deve cumprimentar aquele que está sentada e um pequeno grupo de pessoas deve cumprimentar o grande grupo”. (i.é. devem ser sempre os primeiros a cumprimentar)

Hadrat Abu Hurairara relata que o Sagrado Profetasaw disse: “Quando um de vocês encontrar-se o seu irmão, ele deve dizer ‘salam’ a ele. Se uma árvore ou uma parede ou uma pedra vier entre eles (separarem-se) e reencontrarem-se, devem (mais uma vez) dizer ‘salam’ uns aos outros”.

Hadrat Anasra relata que ao receber os habitantes de Iémene o Sagrado Profetasaw disse com felicidade: “Os habitantes de Iémene vieram visitar-nos, essas são as primeiras pessoas que introduziram aperto de mão” (cumprimento apertando a mão).

Hadrat Abu Umamara relata que o Sagrado Profetasaw disse: “A melhor forma de perguntar pela saúde duma pessoa é que ele vá a pessoa doente e ponha sua mão na sua testa e pulso e pergunta pela saúde dele e a melhor forma de encontrar-se uns aos outros é apertar as mãos”.

Hadrat Ayyub Bin Bashirra disse que ele ouviu uma pessoa de tribo Anza dizer que ele perguntou ao Hadrat Abu Zar Ghafarira; Será que o Sagrado Profetasaw apertava a mão quando se encontrava com as pessoas? Ao isso, Hadrat Abu Zarra disse que sempre que ele encontrou-se com o Sagrado Profetasaw, ele apertava a mão. Até que uma vez, ele mandou me chamar, quando eu voltei para casa, foi dito a mim e eu fui para o Sagrado Profetasaw. Nesse altura, o Sagrado Profetasaw estava deitado na cama. O Profetasaw fez me aproximar-se dele e abraçou-me. Quão maravilhosa sorte eu tinha!

Hadrat Shabira relata que quando o Sagrado Profetasaw se encontrou com o seu primo Jafar Bin Abi Talib ele abraçou-o e deu-lhe um beijou na sua testa.

Hadrat Umeima Bint Raquiqara relata que quando ela foi ao Profetasaw para fazer promessa de fidelidade. O Sagrado Profetasaw disse: “Eu não aperto a mão às mulheres”. (i.é. eu não ponho a minha mão nas mãos das mulheres ao prestar juramento)

Hadrat Asma Bint Yazidra relata que: Um dia o Sagrado Profetasaw passou pela Mesquita quando um grupo de mulheres estava lá sentado. Ele cumprimentou-as com aceno da mão.

Hadrat Muhammad Bin Yazidra relata que ele segurava a mão do Hadrat Abu Umama Al-Bahilira na Mesquita e ele voltava para a sua casa. Quando no caminho ele encontrava-se com qualquer pessoa, ele cumprimentava-a quer seja novo quer seja velho, quer seja muçulmano quer seja cristão até que chegámos a sua casa. Ao chegar, ele disse: “Ó sobrinho meu! Assim que o Sagrado Profeta ordenou-nos a promover ‘salam’ (saudação Islâmica)”.

Hadrat Usama Bin Zaidra relata que o Sagrado Profetasaw passou pelo um convívio em que estavam sentadas pessoas de várias religiões tal como Muçulmanos, Politeístas, Idolatras e Judeus. Ele disse-lhes السلام علیکم .

Hadrat Anasra relata que o Sagrado Profetasaw disse: “quando os Judeus e os Cristãos lhes cumprimentarem. Devem dizer-lhes وعلیکم  ”.

Nota: Essa ordem, na realidade é sobre aquele adversário que tem natureza hipócrita. Alguns Judeus da Medina aparentemente diziam سلام mas em vez de dizer السلام علیکم diziam علیکم السّام que significa ‘que a morte desça sobre vocês’. É só nessas circunstâncias, foi dado este conselho. Se vocês tenham medo desse tipo de travessura, então devem responder com mesmas palavras وعلیکم , que significa, que seja mesma convosco o que desejam para nós.

Associação Ahmadia do Islão em Portugal
By Associação Ahmadia do Islão em Portugal Junho 2, 2015 20:08
Write a comment

No Comments

No Comments Yet!

Let me tell You a sad story ! There are no comments yet, but You can be first one to comment this article.

Write a comment
View comments

Write a comment

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*

Sermão de Sexta-Feira do Califa

Vertical Navigation
Vertical Navigation