Hadrat Ali – Quarto Califa
Hadrat Ali bin Abi Talibra
Período de Califado: 656-661 d.C.
Com a morte de Hadrat Uthmanra, governava na cidade de Medina um estado de completa desordem e anarquia. Após cinco dias de disputas políticas, Ibn Saba, líder do grupo rebelde egípcio, apoiou a causa de Hadrat Alira com o fundamento de que ele era o Califa legítimo em cujo favor o Sagrado Profetasaw fez um testamento. A 23 de Junho de 656 d.C., seis dias após a morte de Hadrat Uthmanra , Hadrat Alira foi escolhido como o quarto sucessor do Sagrado Profetasaw e a comunidade jurou lealdade perante ele, um a um.
Hadrat Alira era o filho do tio do Sagrado Profetasaw, Abu Talib. Nasceu em Meca cerca de vinte anos depois do nascimento do Sagrado Profetasaw. Quando Hadrat Alira nasceu, o próprio Sagrado Profetasaw tornou-se seu tutor, pois a situação financeira do seu pai era muito fraca.
Hadrat Alira permaneceu na cama do Sagrado Profetasaw na noite em que o Sagrado Profetasaw deixou Meca para ir para Medina. Os líderes de Meca tinham planeado prender e matar o Sagrado Profetasaw. Na manhã seguinte, ficaram furiosos quando encontraram Hadrat Alira na cama, em vez do Sagrado Profetasaw.
Hadrat Alira era um guerreiro habilidoso e bravo. Participou em quase todas as batalhas juntamente com o Sagrado Profetasaw. Hadrat Alira era casado com Hadrat Fatimahra que era a filha do Sagrado Profetasaw.
Pouco depois da sua nomeação, Hadrat Alira mudou a capital do Estado Muçulmano de Medina para Kufa no Iraque, que era um local mais central. Após a sua nomeação, enfrentou a exigência popular dos muçulmanos, incluindo companheiros influentes do Sagrado Profetasaw, tais como Hadrat Talhara e Hadrat Zubairra, para punirem imediatamente os assassinos de Hadrat Uthmanra.
Hadrat Alira anunciou que a sua principal prioridade era restaurar a lei e a ordem no estado e só depois poderia levar os assassinos de Hadrat Uthmanra à justiça. Mas Hadrat Talhara e Hadrat Zubairra não concordaram com Hadrat Alira e começaram a organizar um exército. Hadrat Aishahra, que não estava ciente da situação real, também se juntou a Hadrat Talhara e Hadrat Zubairra, num esforço para punir os assassinos. Os três conduziram um pequeno exército até Basra.
Hadrat Alira tentou ao máximo evitar a luta e o derrame de sangue, mas todos os seus esforços falharam. Infelizmente, ocorreu uma batalha entre as suas forças e as forças de Hadrat Aishahra. Contudo, Hadrat Talhara e Hadrat Zubairra deixaram as suas forças mesmo antes da batalha e foram mortos por outros oponentes. As forças de Hadrat Aishahra foram derrotadas, mas Hadrat Alira prestou-lhe devido respeito e tratou da sua segurança. Ele enviou-a de volta para Medina sob a escolta do seu irmão, Muhammad bin Abu Bakrra. A batalha foi chamada de Batalha do Camelo porque Hadrat Aishahra montou um camelo durante a batalha. Mais tarde, Hadrat Aishahra ficou arrependida durante toda a sua vida por ter lutado contra Hadrat Alira.
Depois da Batalha do Camelo, Hadrat Alira exortou Amir Muawiahra, que ainda não tinha prestado o Bai’at [Juramento de Lealdade] a Hadrat Alira para o fazer no melhor interesse do Islão. Mas Amir Muawiahra recusou fazer o juramento com o pretexto de que o sangue de Hadrat Uthmanra, que também pertencia à família de Umayyah, devia ser vingado primeiro.
Amir Muawiahra, com a ajuda de Amr Bin Asra, começou a organizar um exército. Hadrat Alira não teve alternativa senão avançar em direcção à Síria para lutar contra Amir Muawiahra. Em Julho de 657 d.C., os dois exércitos encontraram-se numa batalha em Siffin. Houve pesadas baixas em ambos os lados, mas a batalha terminou acordando-se que a questão seria decidida por um comité de arbitragem. O mesmo era composto por Abu Musa al-Ash’arira, representando Hadrat Alira, e Amr Bin Asra, representando Amir Muawiara. Infelizmente, esta arbitragem terminou em fracasso porque Amr Bin Asra desviou-se da decisão acordada com Abu Musa al-Ash’arira.
Um grande grupo de pessoas, que estavam basicamente contra a proposta de arbitragem, separaram-se de Hadrat Alira e escolheram um Amir independente para eles mesmos. Este grupo era chamado de Khawarijji, que significa “Os Marginais”. Primeiro, Hadrat Alira tentou persuadi-los a submeterem-se a ele, mas falhou. Tal facto levou a uma batalha feroz na qual a maioria dos Khawariji foram mortos.
Após esta esmagadora derrota, os Khawariji planearam assassinar Hadrat Alira, Hadrat Amir Muawiahra e Amr bin Asra. Os dois últimos escaparam aos atentados contra as suas vidas. Hadrat Alira foi ferido fatalmente pelo seu atacante, enquanto ia para a mesquita para a oração Fajr. Dois dias mais tarde, este Califa corajoso e devoto faleceu a 20 de Ramadan, 40 AH. Indiscutivelmente, Hadrat Alira sacrificou a sua vida pela integridade do Califado. Ele foi um dos dez abençoados a quem o Sagrado Profetasaw tinha dado as boas-novas de que tinham sido recompensados com o Paraíso.