Hadrat Mirza Masroor Ahmad – Califatul Masih V
Sua Santidade Mirza Masroor Ahmad, Califatul Masih V Chefe da Comunidade Muçulmana Ahmadia
Introdução
Sua Santidade, Hadhrat Mirza Masroor Ahmad (Mir-za Mas-roor Ah-mad), é o quinto Califa da Comunidade Muçulmana Ahmadia. Nomeado para este cargo vitalício a 22 de Abril de 2003, serve como o chefe espiritual e administrativo mundial de uma organização religiosa internacional com dezenas de milhões de membros espalhados ao longo de 200 países.
Iniciativas de paz
Sua Santidade é a figura mundial muçulmana proeminente que promove a paz e a harmonia inter-religiosa. Através do seus sermões, palestras, livros e reuniões pessoais, Sua Santidade tem continuamente defendido a adoração de Deus Todo-Poderoso e tem servido a humanidade. Também defende continuamente o estabelecimento dos direitos humanos universais, uma sociedade justa e uma separação entre a religião e o estado.
Desde que foi nomeado Califa, Sua Santidade tem conduzido uma campanha a nível mundial para transmitir a mensagem pacífica do Islão, através de todas as formas de media impressos e digitais. Sob a sua liderança, ramos nacionais da Comunidade Muçulmana Ahmadia lançaram campanhas que reflectem os ensinamentos verdadeiros e pacíficos do Islão. Os Muçulmanos Ahmadi estão envolvidos em esforços populares para distribuírem milhões de folhetos de “Paz” tanto a muçulmanos como não muçulmanos, apresentarem simpósios inter-religiosos e de paz e apresentarem exposições do Sagrado Corão de modo a apresentarem a sua mensagem verdadeira e nobre. Estas campanhas receberam cobertura dos media por todo o mundo e demonstraram que o Islão defende a paz, lealdade ao nosso país de residência e serviço à humanidade.
Em 2004, Sua Santidade lançou o Simpósio Nacional de Paz anual no qual convidados de todos os estilos de vida se reúnem para trocar ideias sobre a promoção da paz e da harmonia. Todos os anos o simpósio atrai muitos ministros, parlamentares, políticos, líderes religiosos e outros dignitários. Em 2009, Sua Santidade também lançou o “Prémio anual dos Muçulmanos Ahmadi para o avanço da Paz“, um prémio internacional da paz para indivíduos ou organizações que tenham demonstrado um compromisso e serviço extraordinários para com a causa da paz e do humanitarismo.
Serviço Público
Sua Santidade viajou globalmente para promover e facilitar o serviço à humanidade. Encontra-se frequentemente com presidentes, primeiros-ministros e outros chefes de estado, parlamentares e embaixadores de estado.
Sua Santidade tem particular interesse em aliviar o sofrimento de nações em desenvolvimento, ao ajudar a melhorar a sua agricultura e facilitar o acesso a comida, água potável e electricidade. Ele supervisiona o trabalho da International Association of Ahmadi Architects and Engineers [Associação Internacional Ahmadia de Arquitectos e Engenheiros] (IAAAE), uma organização que contém vários projectos humanitários e de desenvolvimento, em áreas remotas do mundo. O âmbito e conhecimento desta organização têm crescido a um ritmo acelerado sob a sua liderança. Do mesmo modo, Sua Santidade apoia o trabalho da “Humanity First” (Humanidade Primeiro), uma organização não lucrativa de beneficência que presta assistência em caso de catástrofe e promove o desenvolvimento e outras organizações desse género.
Sob a liderança da Sua Santidade, a Comunidade Muçulmana Ahmadia construiu um número de escolas e hospitais que proporcionam instalações de alto nível em partes remotas do mundo. E através de vários planos da Comunidade Muçulmana Ahmadia, Sua Santidade financiou as explicações e o ensino de inúmeros estudantes desfavorecidos por todo o mundo, independentemente das suas bases religiosas.
Comunicação com Muçulmanos Ahmadi
Sua Santidade recebe milhares de cartas todos os dias dos Muçulmanos Ahmadi em todo o mundo, procurando a sua orientação e orações. Além de responder a todas essas cartas, Sua Santidade também se encontra com membros individuais da Comunidade diariamente.
Todas as semanas a Sua Santidade profere o seu Sermão de Sexta-feira no qual se dirige a todos os membros da Comunidade Muçulmana Ahmadia que se encontram por todo o mundo. O sermão é transmitido em directo para todo o mundo através da MTA International, uma estação de televisão por satélite dos muçulmanos Ahmadi fundada em 1994, e traduzido para várias línguas. Sua Santidade usa o seu sermão para aconselhar os muçulmanos Ahmadi sobre várias questões importantes.
Resposta às perseguições
A seguir à sua nomeação em 2003, Sua Santidade foi forçada a exilar-se do Paquistão, o seu país de origem. A Constituição e o Código Penal paquistaneses impedem os membros da Comunidade Muçulmana Ahmadia de praticarem ou associarem-se ao Islão ou até mesmo de se identificarem como muçulmanos. As violações destas leis repressivas resultam em multas, prisão e possivelmente a pena de morte Consequentemente a legislação impede Sua Santidade de cumprir os seus deveres como Chefe da Comunidade e desse modo não pode regressar ao Paquistão.
Apesar da perseguição sectária continuada a que os muçulmanos Ahmadi estão sujeitos em várias nações de maioria muçulmana, Sua Santidade proíbe expressamente qualquer tipo de violência. A 28 de Maio de 2010, terroristas anti-Ahmadia atacaram duas mesquitas pertencentes à Comunidade Muçulmana Ahmadia em Lahore, Paquistão. 86 Muçulmanos Ahmadi foram martirizados durante as suas Orações de Sexta-feira enquanto que muitos mais ficaram feridos. Apesar da natureza bárbara deste crime premeditado contra a humanidade, Sua Santidade ordenou aos muçulmanos Ahmadi em todo o mundo que respondessem apenas através de orações e meios inteiramente pacíficos.
Biografia Pessoal
Sua Santidade nasceu a 15 de Setembro de 1950 em Rabwah, Paquistão, filho do falecido Mirza Mansoor Ahmad e da falecida Nasira Begum Ahmad. Após concluir o seu Mestrado em Economia Agrária em 1977 na Universidade Agrícola em Faisalabad, Paquistão, Sua Santidade dedicou formalmente a sua vida ao serviço do Islão.
De 1977 a 1985, Sua Santidade serviu no Gana, envolvido em projectos de desenvolvimento agrícola, educativo e social. Ele é acreditado com o crescimento bem sucedido de trigo em solo ganês pela primeira vez na história da nação. Sua Santidade regressou ao Paquistão em 1985 e serviu em vários cargos administrativos seniores dentro da Comunidade durante os 18 anos seguintes, incluindo como Chefe Executivo da Comunidade Muçulmana Ahmadia no Paquistão desde 1997 até à sua nomeação como Califa.
Sua Santidade vive em Londres, Reino Unido, com a sua esposa, Amtul Sabooh Ahmad. Tem dois filhos e três netos.
Os seus passatempos incluem jardinagem, leitura, fotografia e caminhadas.