Califa da Comunidade Islâmica Ahmadia elogia governo da Nova Zelândia e reação pública ao ataque à Mesquita
Londres, 22 de março de 2019
COMUNICADO DE IMPRENSA
CHEFE SUPREMO DA COMUNIDADE ISLÂMICA AHMADIA ELOGIA GOVERNO DA NOVA ZELÂNDIA E REAÇÃO PÚBLICA AO ATAQUE À MESQUITA
“Rezo para que os países muçulmanos aprendam com este modelo de moralidade e cada um desempenhe o seu papel para erradicar todas as formas de ódio religioso” – Hadrat Mirza Masroor Ahmad
A 22 de março de 2019, o Chefe Supremo da Comunidade Islâmica Ahmadia, o Quinto Califa, Sua Santidade, Hadrat Mirza Masroor Ahmad, elogiou a reação da Primeira Ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, do Governo da Nova Zelândia e do público ao ataque terrorista contra as mesquitas em Christchurch ocorrido na semana passada.
Concluindo o seu sermão semanal da sexta-feira na Mesquita Baitul Futuh em Londres, Hadrat Mirza Masroor Ahmad expressou novamente o seu profundo pesar e tristeza pelo ataque.
Orando pelas vítimas, Hadrat Mirza Masroor Ahmad disse:
“Muitas pessoas inocentes, incluindo crianças foram martirizadas como resultado de ódio religioso e étnico. Que Deus Altíssimo, tenha misericórdia de todos e dê força e coragem aos enlutados.”
Hadrat Mirza Masroor Ahmad elogiou seguidamente a reação imediata e compassiva do governo da Nova Zelândia e disse que os governos muçulmanos devem ter isso em consideração e aprender com a liderança da Nova Zelândia.
Hadrat Mirza Masroor Ahmad disse:
“A forma como reagiu o governo da Nova Zelândia, e particularmente a sua primeira-ministra, a esse ataque foi exemplar e digno de muito louvor. Foi uma reação do mais alto nível e rezo para que os países muçulmanos aprendam com esse modelo de moralidade e cada um desempenhe o seu papel no sentido de erradicar todas as formas de ódio religioso.”
Sua Santidade também elogiou a público da Nova Zelândia pela sua simpática e profunda reação a essa tragédia.
Hadrat Mirza Masroor Ahmad disse:
“O povo neozelandês também manifestou o seu pleno apoio. Os canais de rádio e televisão anunciaram que iriam transmitir Azan ‘Chamada à oração’ Islâmica à hora da Oração de Sexta-feira, para mostrar solidariedade para com os muçulmanos. Além disso, muitas mulheres não-muçulmanas, incluindo cristãs, declararam que usariam lenços na cabeça como gesto de apoio e empatia. Que Deus Altíssimo aceite as suas boas ações.”
Sua Santidade também elogiou a fé e a coragem demonstradas pelos muçulmanos que perderam familiares próximos e entes queridos nos ataques à Mesquita.
Sua Santidade louvou particularmente a mulher muçulmana que demonstrou coragem e firmeza extraordinários apesar da perda do marido e do filho no ataque.
Concluindo as suas observações, Hadrat Mirza Masroor Ahmad condenou nos termos mais fortes os grupos extremistas islâmicos que estavam a apelar à vingança.
Ele disse que tal vingança só conduziria a um círculo vicioso de ódio e inimizade.
Hadrat Mirza Masroor Ahmad orou:
“Que Deus Altíssimo erradique esses grupos extremistas dentro do mundo muçulmano e que o verdadeiro e pacífico ensinamento do Islão se espalhe no mundo.”