Hadrat Uthman – Terceiro Califa
Hadrat Uthman Ghanira
Período de Califado: 644-656 d.C.
Hadrat ‘Uthman Ghanira foi eleito o terceiro Califa pelo concelho nomeado por Hadrat ‘Umarra pouco antes da sua morte. Quando Hadrat ‘Umarra estava no seu leito de morte, nomeou um concelho para eleger o próximo sucessor. O Conselho era composto por:
- Hadrat Abdur Rehman bin Aufra
- Hadrat Talhara
- HadratAlira
- Hadrat Uthman Ghanira
- Hadrat Sa’dra
- Hadrat Zubairra
Hadrat Abdur Rehman Bin Aufra não estava disposto a assumir a grande responsabilidade e optou por sair da eleição a favor dos outros cinco.
Foi, portanto, nomeado para procurar um consenso comum para o próximo Califa. Hadrat ‘Abdur Rahman bin ‘Aufra registou as opiniões dos membros do Conselho e de outros muçulmanos proeminentes e a maioria dos votos foram a favor de Hadrat ‘Uthman Ghanira. Ele foi, portanto, declarado o Califa eleito e todos prestaram o juramento de lealdade às suas mãos.
Hadrat ‘Uthman Ghanira pertencia à famosa família Banu Umayya dos Coraixitas. A sua linhagem pode ser traçada até ao Sagrado Profetasaw na quinta geração antes dele. A sua generosidade pelos pobres era tão bem conhecida que lhe fez merecer o título de Ghani.
Hadrat ‘Uthmanra abraçou o Islão através da oração do seu amigo próximo, Hadrat Abu Bakr. Ele era a quarta pessoa a abraçar o Islão, mas enfrentava muitas dificuldades pois o seu tio começou a persegui-lo. Ele migrou duas vezes, primeiro para a Abissínia e depois para Medina.
O Sagrado Profetasaw tinha grande estima por Hadrat ‘Uthmanra e deu-lhe em matrimónio a sua filha Ruqayyahra. Após a morte de Ruqayyahra, o Sagrado Profetasaw deu em matrimónio a sua segunda filha, Ummi Kulthumra, a Hadrat ‘Uthmanra. Deste modo, Hadrat ‘Uthman era chamado de Dhunnurain, que significa aquele com duas luzes.
Durante o Califado de Hadrat ‘Uthmanra o Império Islâmico expandiu-se ainda mais. Uma rebelião no Irão foi esmagada. No norte, os Romanos foram mais uma vez derrotados pelas forças muçulmanas comandadas por Hadrat Amir Muawiahra. Então os Romanos vieram por mar para invadir o Egipto, mas foram mais uma vez repelidos pelas forças muçulmanas. Como resultado destas batalhas, todo o Irão, Ásia Menor e Egipto ficaram sob controlo muçulmano. Foi durante o seu Califado que uma Marinha e uma frota islâmica foram estabelecidas.
Durante o seu Califado, foram preparadas cópias padrão do Sagrado Corão a partir daquelas compiladas por Hadrat Abu Bakrra e enviadas para todas as províncias do estado. Esta foi certamente a sua mais importante acção.
O Sagrado Corão, como o vemos hoje, foi compilado durante seu Califado e sob a sua supervisão directa. Contudo, os últimos seis anos do seu Califado foram passados em caos e conflitos devido às conspirações de certos grupos incluindo o de ‘Abdullah Bin Sabah, um judeu que se tinha tornado muçulmano com a intenção de enfraquecer o estado islâmico.
Hadrat ‘Uthmanra foi então martirizado a 17 de Junho de 656 d.C., aos oitenta e dois anos, enquanto estava a recitar o Sagrado Corão. Seguramente que ele sacrificou a sua vida pela integridade do Califado no melhor dos interesses do Islão. Ele foi um dos dez abençoados a quem o Sagrado Profetasaw deu as boas-novas de que tinham sido recompensados com o Paraíso.
(The concise Encyclopedia of Islam [A Enciclopédia Concisa do Islão] , Cyril Glasse, Stacey International, Londres, 1989, p 412; A book of Religious Knowledge [Um livro de Conhecimento religioso], Waheed Ahmad, p.150)