Líder Islâmico exige medidas urgentes contra o extremismo

Associação Ahmadia do Islão em Portugal
By Associação Ahmadia do Islão em Portugal Novembro 10, 2014 20:00

Carregar Ficheiro PDF

LÍDER ISLÂMICO EXIGE MEDIDAS URGENTES CONTRA O EXTREMISMO

Hadrat Mirza Masroor Ahmad diz que precisamos de uma estratégia global para parar a radicalização

No dia 8 de novembro de 2014, Chefe Supremo e o Quinto Califa da Comunidade Muçulmana Ahmadia, Sua Santidade, Hadrat Mirza Masroor Ahmad fez o discurso principal no 11º Simpósio Nacional Pela Paz organizado pela Comunidade Muçulmana Ahmadia de Reino Unido.

Durante o seu discurso, Sua Santidade categoricamente condenou as atividades do ISIS e dos outros grupos extremistas como completamente anti-Islâmicas e disse que eles estavam a espalhar viciosamente uma rede de terror no mundo.

Citando extensivamente o Sagrado Al-Corão, Sua Santidade provou Islão a ser uma religião de paz que promoveu a tolerância, o respeito mútuo e compreensão em todos os níveis da sociedade. Sua Santidade também questionou como os grupos extremistas tal como ISIS foram financiados e apoiados.

O evento teve lugar na Mesquita Baitul Futuh em Londres, com uma audiência superior a 1000 pessoas, incluindo 550 convidados não-Ahmadis composto pelos Ministros do Governo, Embaixadores de Estado, Membros de ambas as Câmaras do Parlamento e vários outros dignitários e convidados. Este ano, o tema do Simpósio Pela Paz era “Califado, Paz e Justiça”.

Durante o evento, Sua Santidade também conferiu ao Magnus MacFarlane-Barrow, Fundador e Diretor Executivo de Mary’s Meals UK, Prémio da Comunidade Muçulmana Ahmadia para a Promoção da Paz em reconhecimento dos seus esforços extraordinários para fornecer alimentos e educação às centenas de milhares de crianças no mundo em desenvolvimento.

Hadrat Mirza Masroor Ahmad começou o seu discurso falando sobre a ameaça crescente do terrorismo e do extremismo no mundo de hoje.

Hadrat Mirza Masroor Ahmad disse:

“No ano passado, um grupo específico espalhou violentamente a sua rede de terror e tornou-se uma das principais preocupações para o mundo. Estou a falar do grupo de extremistas conhecido como ‘ISIS’ ou ‘I.S.’ As ações deste grupo terrorista não só vão ter impacto nos países islâmicos, mas também os países europeus e países longínquos estão a ser afetados pelas suas brutalidades”.

Hadrat Mirza Masroor Ahmad disse que era altamente “perturbador” que centenas de jovens Muçulmanos de todas as partes do mundo estavam a ser atraídos por ISIS e estavam a ir para a Síria e Iraque para lutar por eles. Sua Santidade disse: “a agenda e os objetivos do ISIS e o seu suposto Califa são absolutamente horríveis e bárbaros”.

Sua Santidade disse que ISIS teve uma visão de “dominar o mundo” que ele classificou como “esperança vã”. No entanto, Sua Santidade disse que se ISIS não fosse “parado no seu caminho” poderia causar grande destruição no mundo.

Hadrat Mirza Masroor Ahmad disse:

“Pensem no sofrimento e ruína que pode ser causada por um grupo extremista, que está a reunir pessoas frustradas e agitadas de todas as partes do mundo que estão dispostos a dar suas vidas por esta causa injusta …

Isto é verdade visto que esse grupo (ISIS) não tem apenas indivíduos dispostos, mas é também fortemente armado com sistemas sofisticados de armas e artilharia. Na verdade, não está fora de questão que poderiam, eventualmente, colocar as mãos nas armas nucleares.”

Hadrat Mirza Masroor Ahmad continuou:

“Considerado isso tudo não há dúvida sobre a ameaça terrível ao mundo colocada por ISIS e por qualquer dos grupos que têm ideologias semelhantes. O facto de que tudo isso está  a ser feito em nome do Islão sinceramente entristece e aflige todos os verdadeiros e pacíficos muçulmanos porque tais ideologias brutais e desumanas não têm nada a ver com a religião. Em vez disso, em todos os aspectos e em todos os níveis, os verdadeiros ensinamentos do Islão são de paz e segurança para todas as pessoas.”

O Califa prosseguiu, dando uma explicação detalhada dos ensinamentos do Sagrado Al-Corão em relação à guerra, afirmando que sempre que foi dada a permissão aos Muçulmanos para uma ‘guerra defensiva’ foi dada como um meio de proteger todas as religiões e não apenas o Islão. Ele também explicou os esforços incomparáveis feitos pelo Sagrado Profeta Muhammad (que a paz esteja com ele) para espalhar a paz em todo o mundo.

Hadrat Mirza Masroor Ahmad continuou a falar sobre como  ‘liberdade de consciência’ era um princípio fundamental do Islão. Ele disse que os muçulmanos foram permitidos  a pregar a mensagem do Islão apenas de uma forma pacífica.

Hadrat Mirza Masroor Ahmad disse:

“Jamais é permitido, em qualquer circunstância, forçar outra pessoa a aceitar o Islão ou mesmo qualquer religião … Todas as pessoas são livres para crer ou não crer. E assim, se o Profeta (que a paz esteja com ele) apenas foi autorizado a transmitir a mensagem do Islão e nada mais – então como os  supostos líderes Muçulmanos de hoje podem ir além deste ponto e achar que eles têm mais poder, autoridade ou direitos do que o profeta do Islão?”

Hadrat Mirza Masroor Ahmad concluiu o seu discurso questionando como é que os grupos terroristas ou extremistas estavam a ser financiados e apelou para a paz mundial por meio da verdadeira justiça.

Hadrat Mirza Masroor Ahmad disse:

“Por este meio, eu também gostaria de questionar aquelas pessoas ou organizações que afirmam que o Islão é uma religião de violência com base nas atrocidades dos grupos extremistas. Gostaria de lhes pedir que considerassem como esses grupos são capazes de adquirir esses fundos que lhes permitam prosseguir as suas atividades extremistas e guerra por tanto tempo? Como é que eles adquirem tais armas sofisticadas? Será que eles têm indústrias ou fábricas de armamento?

É bastante óbvio que eles estão a receber ajuda e apoio de certos poderes. Este poderia ser o apoio direto de estados muito ricos em petróleo ou poderia ser outras grandes potências que veladamente estão a prestar assistência.”

Hadrat Mirza Masroor Ahmad continuou:

“O financiamento destes grupos é um problema principal, pois é através destes fundos que eles são capazes de caçar os indivíduos ou grupos vulneráveis … Assim para acabar com o financiamento destes grupos, é urgente que se faça alguma coisa. O Ocidente começou agora a perceber e reconhecer que esta é uma guerra que na realidade, está a afetá-lo diretamente. No entanto, isso também é subestimação – a verdade é que esta é uma guerra contra o mundo inteiro.”

Sua Santidade concluiu dizendo:

“O mais importante é que o mundo deve perceber que ele se esqueceu do seu Criador e deve voltar a Ele. Quando isso acontecer, só então a paz verdadeira pode ser estabelecida e sem isso não pode haver nenhuma garantia de paz. Anteriormente falei muitas vezes sobre as consequências terríveis de uma outra guerra mundial e talvez só depois de uma guerra que o mundo venha a perceber os resultados destrutivos das políticas injustas feitas apenas para satisfazer ambições e interesses pessoais. Espero e rezo para que o mundo comece a perceber isto antes desse desastre acontecer.”

Antes do discurso principal, vários dignitários falaram sobre a importância da paz e da situação crítica do mundo de hoje.

Rafiq Hayat, Presidente Nacional da Comunidade Muçulmana Ahmadia em Reino Unido, falou sobre a necessidade de paz no mundo. Referindo-se às comemorações do Dia da Relembrança que estavam a ocorrer esta semana, ele disse que a Comunidade Muçulmana Ahmadia “honrou” todos aqueles militares britânicos (homens e mulheres) que sacrificaram suas vidas em prol da sua nação durante a Primeira Guerra Mundial.

Siobhain McDonagh, MP e Presidente de ‘All Party Parliamentary Group para a Comunidade Muçulmana Ahmadia’, disse:

“Gostaria de dar os meus parabéns à Comunidade Muçulmana Ahmadia por seu 125º aniversário. É uma comunidade que sempre promoveu a paz e a harmonia no mundo.”

Lord Tariq Ahmad de Wimbledon, Ministro para as Comunidades disse:

“A Comunidade Muçulmana Ahmadia é a minha Comunidade – esta é a minha casa e este é o meu local de culto.”

Sua Excelência Ed Davey, MP, Secretário de Estado da Energia e Mudanças Climáticas, disse:

“No mundo de hoje vemos ‘política da divisão’ em muitas partes do mundo, mas, sob a liderança de Sua Santidade, Hadrat Mirza Masroor Ahmad, a Comunidade Muçulmana Ahmadia promove uma “política de unidade”, com o objetivo de estabelecer a unidade no mundo inteiro.”

Sua Excelência Justine Greening, MP, Secretário de Estado para o Desenvolvimento Internacional, disse:

“É um evento simples, mas poderoso, onde as pessoas estão a ser reunidas para discutir e entender uns aos outros e comer juntos, como as famílias fazem.”

Reverendíssimo Kevin McDonald, Arcebispo Emérito de Southwark, que também leu uma mensagem especial do Vaticano, disse:

“Aplaudo vigorosamente a contribuição enorme que está a ser feita pela Comunidade Muçulmana Ahmadia na divulgação da paz no mundo.”

O vencedor do Prémio da Comunidade Muçulmana Ahmadia para a Promoção da Paz, Magnus MacFarlane-Barrow, Diretor Executivo de Mary’s Meals UK disse:

“Estou profundamente honrado e comovido em receber este prémio e agradeço a Sua Santidade, Hadrat Mirza Masroor Ahmad para esta honra. O trabalho de Mary’s Meals é simplesmente alimentar as crianças, para que possam ser capazes de ir para a escola.”

Tanto antes como depois do processo, Sua Santidade encontrou-se pessoalmente com vários dignitários e convidados e também se reuniu com os membros da mídia ocidental e asiática.

Associação Ahmadia do Islão em Portugal
By Associação Ahmadia do Islão em Portugal Novembro 10, 2014 20:00

Sermão de Sexta-Feira do Califa

Vertical Navigation
Vertical Navigation